sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fotografia de A a Valha-me Deus!


NUNO FELIZ DISSE:
HOJE É DIA DE LIMPAR O MATERIAL...


 ...Fotográfico para o fim de semana. Mentes sujas!!!

(e esta a frase foi tudo quanto foi necessário para lançar o caos)


Pedro Gaio: É mesmo assim Nuno. Há que estar preparado, nunca se sabe se no fim de semana aparecerá algo de interessante para Fuckar...

Nuno Feliz: Pode sempre dar-se “o click”...

Pedro Gaio: Certifica-te é que tens equipamento à altura. Não vás às vezes ficar mal na fotografia.

Nuno Feliz: É tudo uma questão de escolher o melhor ângulo, a velocidade e abertura correcta...

Pedro Gaio: Não vás logo com tudo na abertura que ainda bates contra um diafragma...

Nuno Feliz: Ah... O chamado Close-Up.

Pedro Gaio: É. Já imaginaste se não tinha diafragma e ela só te avisava depois de teres começado a disparar em contínuo? Apanhavas cá um flash!

Nuno Feliz: Já pensei nisso. Nunca ouviste falar no cartão do dia seguinte? Metes-lhe pela Drive abaixo, formata tudo!

Pedro Gaio: Convém evitar chegar a esse ponto. Com as opções que há hoje não se justifica, basta que nos avisem antes. É que se avisarem, pode usar-se um filtro UV. Não é tão natural, mas ao menos protege, não é?

Nuno Feliz: Em último caso tens que voltar ás origens e usar um banho de paragem para evitar a Revelação.

Pedro Gaio: Ahhh... Na lógica pode acontecer. Se andares a fotografar com mais que uma máquina em simultâneo e correr mal, se não fizeres o banho de paragem a tempo quando deres conta já revelou demais e pode-te queimar... Aí o mais certo é perderes a máquina principal, seres posto fora do laboratório e teres que assumir a impressão.

Maria João Madureira: Já para não dizer que a impressão é a tua cara chapada!

(uns 10 minutos depois)

Pedro Gaio: Então Nuno? Ficaste sem bateria???

Pedro Gaio: Alguém vá ver se ele está bem. Acho que perante este último cenário o rapaz ficou sobrexposto e fechou a cortina!

Maria João Madureira: Pedro Gaio, o Nuno Feliz não aguentou a chapada...

Pedro Gaio: Espero que se ele tiver ido fazer algum teste tenha dado "negativo"...

(uns 30 minutos depois)

Nuno Feliz: Não se preocupem, eu estou bem. Fui apenas pesquisar para poder esclarecer muito bem essa questão do Copyright...

Pedro Gaio: Eh pá assustaste-me... Não voltes a fazer isso. Pensei que estavas metido em problemas e que iamos ter que te arranjar rapidamente um ponto de fuga.

Nuno Feliz: No Panning! Está tudo sob control.

Pedro Gaio: Metes-te em cada uma... Já te disse para teres cuidado com as companhias! E tu cismas em fotografar contrastes!

Nuno Feliz: Que queres? Fotografar sozinho e em manual é monótono...

Pedro Gaio: Nesse aspecto elas são mais desenvolvidas. Podem fotografar sozinhas mas já em digital...

Nuno Feliz: Achas que o manual tem vantagens?

Pedro Gaio: Em manual tens a vantagem que tens o controle da foto na mão…

Maria João: Madureira: Ui que eu perdi-me no digital…

Pedro Gaio: Sua marota...

Maria João Madureira: lol

Pedro Gaio: Só um aparte -Sabem o que fazia Hitler com uma régua a mexer nos Judeus?

Nuno Feliz: Que fazia?

Pedro Gaio: Media uma escala de cinzas...

Nuno Feliz: LOL!

Pedro Gaio: Voltando ao assunto em epígrafe. Não é para me gabar, mas na hora do acto dou sempre prioridade à abertura. Segundo elas dizem tudo à volta fica desfocado e o prazer no ponto central é nítido.

Maria João Madureira: Confirmo. E se juntares alguma criatividade podes criar efeitos excelentes…

Nuno Feliz: Eu de vez em quando gosto de fazer uns efeitos de cor e então vou variando de canal...

Maria João Madureira: Mas atenção meninos, convém saberem aquecer a máquina.

Nuno Feliz: Tudo depende da sensibilidade do dedo. Um dedo sensível pode fazer toda a diferença... Mas Maria João, atenção que o fotógrafo também precisa de aquecimento e fica a dica - Convém apertar o Obturador com suavidade...

Pedro Gaio: Isso é uma boa dica! Meninas, suavidade ao apertar o obturador, ouviram?! Doucement...

(silêncio)

Pedro Gaio: Avancemos... Tinha uma amiga muito beta cujo nome não revelo por motivos óbvios mas de quem gostava muito e a quem tratava apenas por “Jota”. Quando nos juntavamos para fotografar, eu dava-lhe a máquina para a mão e dizia "JPEG". Ela pegava nela e imitando uma leoa, gritava "RAWWW"!!!

Maria João Madureira: Gostava de salientar que quando me ausento da tertúlia não é por estar a fazer testes ao obturador, ok?

Pedro Gaio: Ó Maria João... Calma, longe de nós pensar que andasses com um obturador na carteira…

Nuno Feliz: Eu pessoalmente gosto de variar nas aberturas e velocidades, ora muda de abertura, ora aumenta a velocidade, volta à primeira abertura… Mais velocidade… Quando se obtém a profundidade de campo certa é um deleite!

Pedro Gaio: Nuno, se pensas assim tens que conhecer a Jota então... Mas aviso-te já - Se não tens uma teleobjectiva esquece!

Maria João Madureira: Cala-te boca…

Pedro Gaio: Porquê Maria João? Estás a insinuar que o Nuno tem uma 35mm como os Chineses?

Nuno Feliz: Bem, há coisas que gosto de fotografar bem de perto.

Maria João Madureira: Pedro, Pedro…

Pedro Gaio: Maria João, não me leves a mal as perguntas mas é um reflexo que me dá!

Maria João Madureira: O reflexo que me deu é que tinhas uma boa teleobjetiva Pedro…

Nuno Feliz: Pronto, tá a tenda armada...

Pedro Gaio: Eh pah... Não sei que te diga mas nunca fez uma foto tremida…

Nuno Feliz: E nunca desfocou?

Pedro Gaio: Nada.

Nuno Feliz: E o alcance?

Pedro Gaio: Nunca medi mas a Jota chamava-me “Tripé” e depois ria-se, nunca percebi.

Nuno Feliz: Bom, para mim a distância focal está sempre dependente do objecto a fotografar. Conheço muitas que não fuckava nem que me pagassem. Deixam-me completamente sem zoom...

Pedro Gaio: Mesmo! Essas é fotografa-las ao longe! Ah espera… Sem Zoom não dá.

Nuno Feliz: É melhor mudar a conversa que esta está a chegar a um estado de saturação inaceitável!

Maria João Madureira: Concordo. Queimou!
 


Sem comentários: